top of page

Semelhanças entre Sherlock Holmes e Dr. House

Sherlock Holmes e Gregory House

Já é um fato até bem conhecido na cultura pop que o brilhante Dr. House da série homônima é largamente baseado no brilhante e eterno maior detetive da ficção, Sherlock Holmes. Levando em conta o recente fim da série Sherlock da BBC, assistir outra série Sherlockiana pode suprir o vazio deixado. Nessa lista vai algumas semelhanças entre os universos de House e Holmes, e pode servir de indicação pra quem não conhece House, ou só assistiu episódios esporádicos, começar a maratonar já já!

  1. Os protagonistas

As semelhanças entre o Dr. Gregory House e o detetive Sherlock Holmes são gritantes. Pra começar:

Sherlock chapado

  1. Seus sobrenomes: House (casa) e Holmes (parecido com homes que significa “lares; casas”).

  2. Dedução: Tanto Sherlock quanto House tem um aguçado poder de dedução, podendo dizer muito de alguém só de olhar pra pessoa. No entanto, a área de atuação deles é bem diferente obviamente. Sherlock é um detetive e ele usa suas habilidades pra solucionar crimes, o que o leva a sempre olhar para possíveis “delitos” que as pessoas possam ter cometido em suas deduções. House deduz pra diagnosticar doenças, ou seja, ele sempre se concentra em achar sintomas de qualquer doença. Ambos só trabalham em casos que lhes interessem.

  3. Misantropia: Sherlock e House vivem apartados psicologicamente da humanidade, mas cada um de um jeito diferente. Sherlock passa até semanas sem contato com ninguém além de Watson ou a Mrs. Hudson, e ele muitas vezes (quase todas na série da BBC por exemplo) se preocupa mais em resolver o quebra-cabeça do crime, do que confortar a vítima. House é um médico e assim, ele não pode ficar longe das pessoas como Sherlock. MAS ELE SE ESFORÇA MUUUUITOOO. Com um sarcasmo talvez em um nível inigualável na ficção, comentários maliciosos, brincadeiras de mau gosto e muito mais, House afasta todos dele, inclusive/principalmente seus pacientes. Ele também não está nem aí pros pacientes, só quer resolver o quebra cabeça e diagnosticar a doença.

  4. Vício:

Sherlock é viciado em Cocaína e morfina, além de fumar regularmente. Ele diz que isso o ajuda a “ampliar a mente” pra resolver casos difíceis, ou então se entorpece quando está entediado e não há nenhum caso que queira resolver. House usa compulsivamente um poderoso analgésico chamado VICODIN. A razão pelo qual House é viciado é um pouco mais nobre, só um pouco. Tempos atrás, houve um problema na perna, um erro médico, e House sente fortíssimas dores na perna pra sempre agora (por isso a icônica bengala). Com esse pretexto ele se entorpece do analgésico, levando ele a um comportamento cada vez mais auto-destrutivo. House também experimenta outras drogas durante a série.

  1. Música:

Sherlock é um excelente violinista. House toca piano, órgão, violão e guitarra elétrica.

  1. Endereço:

Talvez um dos mais famosos da ficção, Sherlock sempre morou no 221b. O número do apartamento de House é 221b.

Há também incríveis paralelos entre os personagens:

  1. Dr. John Watson x Dr. James Wilson.

Os únicos verdadeiros amigos do gênio da história. As iniciais dos dois batem JW. São o “coração” a “emoção” que equilibra a “razão” e o “determinismo” de Sherlock e House.

James Wilson

São por assim dizer, mulherengos. Nas histórias originais, Watson se casou pelo menos duas vezes. Na série da BBC teve inúmeras namoradas. Wilson se casou/juntou pelo menos quatro vezes de acordo com House e algumas delas, como Amber e Sam, conhecemos na série.

É interessante notar um paralelo mais sutil entre eles. Watson é um médico, ou seja, ele cuida normalmente de problemas que Sherlock com toda sua habilidade criminalística não pode ajudar, já que não há um criminoso quando é caso de doença. Wilson é um oncologista, trata câncer. Câncer é uma doença que não é difícil de diagnosticar e raramente os médicos podem fazer alguma coisa além de diminuir a dor do paciente. Ou seja, Wilson cuida de casos em que House, com todo o seu conhecimento de medicina, não tem muito a oferecer.

Irene Adler

  1. Irene Adler x Dr. Lisa Cuddy x Mrs. Hudson.

Irene Adler, a famosa “mulher que derrotou Holmes”. É o primeiro exemplo nas histórias de Doyle de que pode existir alguém com um intelecto igual ou superior ao de Sherlock. Em House há uma mulher que consegue - normalmente depois de muita luta que chega se assemelhar a duas crianças discutindo - dobrar o médico, Lisa Cuddy. Mas, há um fator diferencial. Em House, ela não consegue fazer isso por que é tão, ou mais inteligente do que ele, mas sim porque ela é a CHEFE dele. Essa dinâmica é uma das melhores coisas da série.

Sherlock ficou tão admirado por Irene Adler que menciona ela outras vezes nas histórias e até fez questão de guardar uma foto da mesma. As adaptações posteriores adicionaram um tom romântico/sexual na relação dos dois que não existia originalmente, já que Sherlock é completamente assexuado nos livros. House é completamente heterossexual (a misantropia fala mais alto e prefere prostitutas do que se relacionar romanticamente com uma mulher), então há a tensão sexual e eventualmente um clima romântico entre ele e a Dr. Cuddy.

Um paralelo interessante é que Cuddy muitas vezes age como intermediária para resolver brigas entre House e Wilson. Com quem ela se parece aí? Isso mesmo a Mrs. Hudson!

Mrs. Hudson

  1. Lestrade x Dr. Eric Foreman x House’s team x Baker st Irregulars

Sherlock, apesar de não oficialmente, trabalha bastante junto à Scotland Yard. House é funcionário do PPTH (Princeton Plainsboro Teaching Hospital). Na SY, existe Lestrade, um detetive que não é “amigo” de Holmes, mas sempre conta com ele pra resolver casos difíceis, e apesar de Sherlock rebaixar as habilidades de Lestrade frequentemente, os dois (três com Watson) frequentemente trabalham juntos. House

Equipe original de House

e Wilson raramente trabalham em um caso juntos, assim quem ocupa esse papel são os membros sofredores e masoquistas da equipe de House. Apesar de não haver dúvida de que são membros inteligentes, House os humilha e rebaixa frequentemente, mas eles sempre estão ali. Não é tão difícil assim que um dos membros do time solucione o mistério do dia ao invés ou antes de House.

Um dos que mais sofrem com House e o que trabalhou mais tempo diretamente com ele foi o Dr. Eric Foreman. Na última temporada Foreman se torna o diretor do Hospital, passando casos pra House, se assemelhando ainda mais com Lestrade.

Eric Foreman

Como em média, os membros são bem mais jovens que o House, e literalmente fazem tudo o que House manda (inclusive desenterrar um corpo), eles também se assemelham aos meninos de rua que Holmes usa pra coletar dados, os irregulares de Baker Street.

  1. Molly Hooper x Dr. Allison Cameron

Molly não existe nos contos originais, mas foi aceita de braços abertos pelo público na série Sherlock BBC. Lá ela trabalha no necrotério (??) e Sherlock frequentemente precisa de favores dela pra resolver crimes. Desde o primeiro momento fica claro que ela é completamente apaixonada por Sherlock e ele não está nem aí. Isso gera boas cenas durante a série, mas fica nisso mesmo e não rola nada até o fim (e que fim). A Dr. Cameron faz parte da equipe original de House durante as três primeiras temporadas, depois ela sai da equipe depois volta depois sai da série. Assim como Molly, Cameron também é apaixonada por House nas três primeiras temporadas. Apesar de House não ser o assexuado que Sherlock é, ele nunca corresponde os sentimentos dela, e fica por isso mesmo.

Allison Cameron

  1. Moriarty x ??????????????????

Pra finalizar, vamos ao grade vilão da história. Sherlock chama Moriarty de “Napoleão do crime”. Nas histórias fica estabelecido que Moriarty, ou melhor Professor Moriarty, é a cabeça por trás de grande parte dos atos criminosos na Europa, uma mente assim igual ou melhor que a do próprio Holmes, escondido por trás da imagem de um bom e velho professor. Apesar deles terem se confrontado apenas uma vez originalmente, fica implícito que vários criminosos que Holmes pegou faziam parte da rede de Moriarty, chamando assim, ao mesmo tempo, a atenção um do outro. Algo digno de nota é que o Moriarty da BBC é diferente em um ponto sutil, mas muito importante que acaba destoando do personagem original. Lá, Moriarty é obcecado por Sherlock, provoca ele e por assim dizer “chama ele para o confronto”. O conceito original era invertido. Moriarty queria se manter no controle de sua rede criminal e no anonimato, mas Sherlock estava descobrindo mais e mais coisas e provocando ele, ou seja foi Sherlock que “chamou ele para o confronto”. Faz sentido assim, que nos livros, quase ninguém acredite que Moriarty seja quem Sherlock diz que é por que ele passa uma imagem de bom cidadão, o que motiva ainda mais Sherlock a desmascará-lo.

Moriarty na série da BBC

Em House temos um Moriarty? SIM! Sabe no final da segunda temporada que um homem SPOILER ALERT atira em House? O nome dele era Moriarty. Mas as semelhanças param por aí. Ou seja, temos um Moriarty em House?

Personagem de House chamado Moriarty

SIM DE NOVO! Essa explicação é uma teoria minha então se você chegou até aqui, não mude de aba agora:

Quem na série House é acusado vez após vez pelo protagonista, embora possua uma imagem bem positiva perante todos? Quem é o alvo de piadas toda vez que House encontra um apoiador do mesmo? Quando alguém tem uma doença sinistra, a quem House culpa sarcasticamente? Quem ele, em deboche, diz que dá câncer às pessoas? Isso, ele mesmo:

DEUS!!!!

Deus!!!!!!!!!!. House é um ateu convicto e juntando com sua personalidade se torna um ateu pregador do ateísmo. Por mais que ele não acredite realmente que exista algum Deus, a série é brilhante ao colocar: a crença que seus pacientes e colegas ás vezes têm, coisas inexplicáveis da vida, a dúvida das pessoas sobre vida após a morte, tudo isso como um dos grandes (se não o maior) incômodos na vida do nosso médico. Deus (a ideia dele) acompanha House até o fim da série, sempre ali, como uma dúvida rodeando sua convicção, passando pelo marcante episódio House vs God, o brilhante Human Error, sem falar no Wilson’s Heart ou na Series finale Everybody Dies. A rivalidade de House com o ser divino, realmente só se compara com o clássico embate entre o detetive e o gênio do crime. Uma sugestão minha é, se você já assistiu a série toda mas nunca pensou em Deus como o Professor Moriarty, assista de novo com esse pensamento, é bem interessante. O último episódio da série é uma grande homenagem a história "O problema final" e se pensarmos em Deus como Moriarty ganha até mais significado.

Curiosidades:

  • Enquanto Sherlock tem seu irmão Mycroft que é dito ser mais inteligente do que ele, House é filho único, assim, não há uma versão de Mycroft para a série. Parece que eles queriam inserir o “irmão mais esperto de House” na quinta temporada com o grande amigo de Hugh Laurie(House), Stephen Fry, mas não rolou. Por ironia, Fry acabou interpretando Mycroft no segundo filme de Sherlock Holmes com o Robert Downey Jr.

  • Durante a quinta e sexta temporada de House é adicionado um detetive, Lucas. Ele não lembra em nada algum personagem de Sherlock, mas, apesar de ser meio estabanado aparenta ser tão inteligente quanto House.

  • A série House é cheia de Easter Eggs sobre Sherlock, como quando Sherlock posta um aviso dizendo “The game is a itchy foot” (o jogo é um pé com coceira) uma referência à famosa frase “The game is afoot” (o jogo começou) de Sherlock, ou quando House coloca um cachimbo na boca. Ele também diz que Wilson deu um livro de Doyle de presente à ele.

  • SPOILER ALERT Assim como na série da BBC, em um momento, a mulher/namorada(uma das) de Wilson morre e ele culpa House, fazendo House ter que lutar pra conseguir reconquistar a amizade dele. Lembra o enredo dos dois primeiros episódios da quarta temporada.

House M.D está disponível na Netflix.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page